PLASTICUS DEI (2022)
SINOPSE
Este solo é uma dança em looping ativada pela construção de um ambiente sonoro em tempo real.
O trabalho apresenta um corpo em colapso entre a repetição ritualística e o uso poético de objetos descartáveis de consumo, congregando sobreposição de cantos religiosos, respiração, ruídos, vocalizações, gestos, figuras, percussão, imagens e fluxos exaustivos de movimento.
O título faz menção ao Agnus Dei, parte da missa cristã, cantada ou recitada, em referência ao Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo.
A criação partiu do Projeto Sonorocoreográfico – série de experimentos de canto integrado a movimento produzidos em 2020 e 2021, na Bélgica (Destelheide Center e ASIL-Laboratório de Interação entre Arte e Ciência da Ghent University), em diálogo com as provocações do livro "O desaparecimento dos rituais: uma topologia do presente”, do filósofo Byung-Chul Han (2021). Para Han, enquanto o ritual é repetitivo, permanente e compartilhado, o consumo é individual, exaustivo, seriado e apressado.
Consumo, ritual, repetição, religião, dançomania e capitalismo são alguns dos fios que perpassam a obra por meio da livre associação de imagens que aparecem e desaparecem num jogo não-linear entre corpo, som, sacolas plásticas, garrafa de água e um dispositivo de repetição sonora.
Mais sobre a pesquisa que mobilizou a criação: https://www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/699/431
FICHA TÉCNICA
Criação e performance: Andréia Nhur
Em colaboração com: Horácio Macuacuá e Paola Bertolini
Colaboração sonorocoreográfica: Janice Vieira
Produção e fotos: Paola Bertolini
Iluminação: Roberto Gill Camargo e Paola Bertolini
Arte gráfica: Flávio Queiróz
Consultoria de som: Eder Eduardo
Agradecimentos: Ricardo Ballestero (Departamento de Música-ECA-USP) e Fernando Zimmermann (Full Voice Institute)
Duração: 45 minutos
REALIZAÇÃO
Grupo Pró-Posição
PROAC 04/2021