PESQUISAS
Em constante articulação com o ambiente acadêmico, desenhamos dois campos distintos de pesquisa: MOVIMENTO, SOM E VOZ e HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA DANÇA, das quais resultam publicações, palestras, cursos e conferências performativas.
MOVIMENTO,
SOM E VOZ
PROJETOS
(2020-2021)
SONOROCOREOGRAFIA: ACORDOS COGNITIVOS ENTRE MOVIMENTO, SOM E VOZ EM CORPOS QUE DESEMPENHAM MULTITAREFAS ARTÍSTICAS
Projeto teórico-prático desenvolvido junto ao Departamento de História da Arte, Musicologia e Estudos do Teatro da Universidade de Ghent (Bélgica), em parceria com o Prof. Dr. Marc Leman e com o IPEM/ASIL (Institute for Systematic Musicology/ArtScienceInteractionLab), com bolsa CAPES-PRINT (Professor Visitante Júnior).
Veja os resultados parciais dessa pesquisa em:
(2015-ATUAL)
SONOROCOREOGRAFIA COMO ARTE-CONCEITO:
FLUXOS INTEMPESTIVOS ENTRE CORPO-VOZ,
COGNIÇÃO, MEMÓRIA E CULTURA
O projeto é um estudo teórico-artístico medrado no cruzamento entre processos criativos, investigações bibliográficas e experimentos.
O interesse em realizar essa pesquisa está em desenvolver o
conceito artístico sonorocoreografia como designação de
certos modos compositivos, mas também como categoria
cognitivo-cultural no trato entre movimento, som e voz.
A principal hipótese é a de que movimento e voz compõem agenciamentos cognitivos e culturais que transformam relações estéticas, políticas e de poder. Para dialogar com tal perspectiva, buscamos contribuições de autores dos Estudos do Corpo, das Ciências Cognitivas e da Cognição Musical Corporificada (Embodied Music Cognition), cujas pesquisas se acercam de temas como percepção, corpo e cultura, produção sonora, memória e movimento. As discussões capitaneadas por essa investigação têm gerado produção de artigos científicos, ensaios, apresentação oral de trabalhos em eventos científicos, cursos de curta duração e criação de espetáculos. A esse projeto vinculam-se as pesquisas artísticas junto ao Grupo Pró-Posição Dança, ao Grupo Katharsis Teatro e ao TEIA-Território de Estudos Indisciplinares em Artes (ECA-USP), além da investigação artístico-científica junto ao IPEM/ASIL da Ghent University, com bolsa CAPES-PRINT (Professor Visitante Júnior).
PUBLICAÇÕES
ARTIGOS COMPLETOS
PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
Do movimento ao som, do som ao movimento:
relações bioculturais entre dança e música.
A dramaturgia do ator nos processos cênicos
coevolutivos do Grupo Katharsis.
Rebento: Revista de Artes do Espetáculo. São Paulo:
UNESP , v.1, p.44- 51, 2010. ISSN: 2178-1206.
TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS
DE CONGRESSOS
Reflexões sobre a pesquisa corpovocal na
experiência teatral do Grupo Katharsis.
Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2017, p. 3783-3803. ISSN: 2176-9516.
RESUMOS PUBLICADOS EM
ANAIS DE CONGRESSOS
Reflections about the embodied sound in the dance of Easy Pieces. In: IFTR Conference 2017, 2017, São Paulo.
Book of Abstracts - International Federation for
Theatre Research conference, 2017, 2017.
RESENHA
Ritmo e dinâmica do espetáculo teatral.
Sala Preta (USP), v. 14, p. 130, 2014.
PROJETOS
(2013-ATUAL)
HISTORIOGRAFIAS DANÇADAS E CARTOGRAFIAS MEMORIAIS
O projeto almeja investigar a ação de artistas que se assumem como arquivistas da dança e dialogam, em suas obras, com traços históricos e memoriais, colapsando em suas criações os papeis de artista e de historiador. Intenta, também, trabalhar sobre a hipótese da cartografia de memórias formulada durante a pesquisa de doutorado “Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança” (PUC-SP, 2012). Para tanto, este estudo se debruça sobre as obras autobiográficas e documentais do Grupo Pró-Posição entre 2007 e 2012, para, a partir daí, buscar outros estudos de caso. O grupo Pró-Posição foi fundado em Sorocaba , em 1973, e deixou sua marca na história da dança no Brasil, com importantes produções advindas da parceria de seus fundadores, Denilto Gomes (1953-1994) e Janice Vieira. Em 2007, após 24 anos de interrupção, o grupo foi retomado com uma série de trabalhos autobiográficos que unem mãe (Janice Vieira, a fundadora do grupo) e sua filha, Andréia Nhur. Em 2013, o grupo recebeu o Prêmio APCA pela pesquisa continuada em dança. As obras da retomada se situam entre dança e documentário, uma vez que compilam documentos, testemunhos, vídeos e fotos do passado e do presente. Nesse contexto, a pesquisa se propõe a discutir a historiografia dos corpos, gerada pelo atravessamento de arquivos, repertórios e testemunhos em deslocamentos temporais e memoriais que fazem da cena uma possível grafia histórica. Trata-se de uma proposição histórica de dança que emerge da própria dança e de suas obras, em detrimento de uma escrita histórica de gabinete.
A esse projeto vinculam-se as pesquisas artísticas junto ao Grupo Pró-Posição Dança, ao Grupo Katharsis Teatro e ao TEIA-Território de Estudos Indisciplinares em Artes (ECA-USP).
PUBLICAÇÕES
TESE DE DOUTORADO
CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória da dança. São Paulo, PUC, 2012 (tese de doutorado).
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
CAMARGO, Andréia Vieira Abdelnur. Procura-se Denilto Gomes: um caso de desaparecimento no jornalismo cultural. São Paulo: PUC, 2008 (dissertação de mestrado).
ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS
Dança e engajamento político no
trabalho do grupo Pró-Posição.
Revista Sala Preta (USP), v. 19, p. 163-177, 2019.
Memórias de mãe e filha.
REVISTA ASPAS, v. 9, p. 185-197, 2019.
O voo do cisne: quando o corpo testemunha a dança. Revista Sala Preta (USP), v.16, p.131 - 144, 2016.
A dança que o jornal reporta: considerações s
obre dança e jornalismo cultural no Brasil.
Revista Dança, v. 3, p. 1, 2014.
Memória, corpo e mídia na experiência de
relançamento do Grupo Pró-Posição.
Revista Nexi, v. n.2, p. 01-15, 2012. ISSN 2237-8383.
CAPÍTULOS DE
LIVROS PUBLICADOS
Historiografia dançada: escritas memoriais
a partir da dança do cisne.
In: GUARATO, R. Historiografia da Dança:
Teorias e Métodos.1 ed.São Paulo:
Annablume, 2018, 181- 200. ISBN: 978-85-391-0893-0.
O vírus moderno: olhares sobre a experiência do LAPETT. In: OLIVARES, L; PEREIRA, S. (Org.).
Trajetórias em Construção: Escritos Cênicos
dos Pesquisadores do Lapett.
1ed.Curitiba: Prismas, 2016, v. 1, p. 13-28.
A não história da dança ou a historiografia dos restos.
In: Lenira Rengel;Karin Thrall. (Org.). O corpo em cena. 1ed.Guararema: Anadarco, 2013, v. 6, p. 37-62.
TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS DE CONGRESSOS
Reflexões sobre rigor e especificidade na pesquisa acadêmica em dança, memória e história. In: V Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2018, Manaus. Anais do V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2018. p. 433-441.
Proposta cartográfica para balizar pesquisas em dança. In: V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, 2017, Natal. Anais do V Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança. Natal: ANDA, 2017. p. 721-734.
Escrever História da Dança: das evidências às descontinuidades históricas. In: IV Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, 2015, Santa Maria. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2015. p. 1-11.
As metáforas do cisne na dança. In: II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2012, São Paulo. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) - 2012, 2012. p. 01-18.
O cisne como demarcador ideológico na construção da memória da dança. In: VI Congresso da ABRACE, 2011, São Paulo. Memória Abrace Digital, 2011.
Memória e continuidade: as implicações de um fenômeno de relançamento. In: 2º Encontro nacional de pesquisadores em dança (2011) Dança: contrações epistêmica, 2011, Porto Alegre. Anais do 2º Encontro nacional de pesquisadores em dança (2011) Dança: contrações epistêmicas, 2011. p. 01-12.
Denilto Gomes e a dança que não foi escrita. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança, 2010, Salvador. Catálogo: 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Salvador: UFBA, 2010. v. 1. p. 67-73.
Memória e continuidade: por um(a) novo(a)o Pró-Posição. In: V Reunião Científica da ABRACE, 2010, São Paulo. Dança, Corpo e Cultura, 2010.
Denilto Gomes em registro: um caso de
desaparecimento na dança do Brasil.
In: I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP, 2008, Curitiba. Anais do I Simpósio e IV Mostra de Dança da FAP. Curitiba: Faculdade de Artes do Paraná, 2008. v. I.
HISTÓRIAS E
MEMÓRIAS
DA DANÇA
CONFERÊNCIAS
PERFORMATIVAS
CONFERÊNCIA PERFORMÁTICA/HISTORIOGRAFIA DANÇADA: ESCRITAS MEMORIAIS
A PARTIR DA DANÇA DO CISNE
(GRUPO PRÓ-POSIÇÃO DANÇA-2017)
Palestra performativa a partir das obras de dança da
Trilogia do Cisne (2007-2009) e do estudo desenvolvido
no segundo capítulo da tese de doutorado “Cartografias midiáticas: o corpomídia na construção da memória
da dança” (PUC-SP, 2012), acerca da presença do
cisne na história da dança ocidental.
Performer-palestrantes: Andréia Nhur e Janice Vieira
Apresentações: I Seminário Internacional de História da Dança (UFG-2017); Teatro Laboratório da Universidade de São Paulo (USP-2018)
CONFERÊNCIA PERFORMÁTICA/HISTORIOGRAFIA DANZADAS: CUANDO LA DANZA
NARRA SUS HISTORIAS
(GRUPO PRÓ-POSIÇÃO DANÇA-2018)
El trabajo presenta una propuesta historio-cartográfica basada en la comunicación entre obras y artistas de danza. El estudio resulta de una investigación artística y académica acerca del cisne como elemento de conexión entre narrativas históricas hegemónicas y las memorias transversales y marginales presentes en los procesos de citación y re-creación. Haremos una conferencia performática a partir de la danza del cisne del grupo brasileño Pró-Posição, importante referencia de la danza contemporánea surgida en la década del setenta en Brasil.
Performer-palestrantes: Andréia Nhur e Janice Vieira
Apresentações: XI Jornadas de Investigación en Danza (Universidad Nacional de las Artes - Buenos Aires-2018).
Dona Maria e a doçura de dançar adiante.
São Paulo: Itaú Cultural, 2016
(Publicação de artigo em caderno de escritos,
autoras: Janice Vieira e Andréia Nhur).
Corpovozemcolapso: ações em paralaxe.
Sorocaba: PAMDA, 2015
(Publicação de artigo em Caderno de escritos).
Grupo Katharsis: Fluxus. Sorocaba: PAMDA, 2015 (Organização de Caderno de Escritos).
Foi marginália no interior.
São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2013
(Texto de apresentação do DVD -
Figuras da Dança Janice Vieira).
Janice Vieira | Cronologia.
São Paulo: São Paulo Companhia de Dança, 2013 (Cronologia de Janice Vieira).
Tempo e espaço: os solos de Marrabenta.
Forum Internacional de Dança, v. 1, p. 20-23, 2013.
Retrato-falado de Angel Vianna.
Por uma museologia do corpo que dança,
Belo Horizonte, p. 32 - 34, 01 nov. 2010.
La danse opaque de Black Swan.
Dossier de presse Nouvelles 2010,
Strasbourg, p. 19 - 20, 20 maio 2010.
A dança opaca de Black Swan.
FID 2009 - ETITUDE, p. 36 - 37, 01 nov. 2009.
A respeitável seriedade de Caleidoscópio.
Jornal Cruzeiro do Sul,
Sorocaba-SP, p. B-7 - B-7, 11 nov. 2001.